english   italiano   español
 
4 June 2012

Design De Websites: Dez Coisas Que Você Pode Aprender Baseado No Comportamento Do Usuário

Navegação web e design que sejam eficientes e utilizáveis são alguns dos componentes cruciais do sucesso da comunicação do seu site. Crie páginas claras, fáceis de navegar e que deixarão as pessoas felizes, a ponto de clicarem e voltarem outras vezes. Neste relatório, você irá aprender sobre dez comportamentos online típicos do usuário que podem imediatamente ajudá-lo a entender onde e como melhorar o design do seu próprio site, para manter seus leitores cada vez mais interessados e em seu conteúdo.

design_de_websites.jpg
Crédito da foto: Jesper Noer e modificada por Robin Good

Quer você goste ou não, outras pessoas não vêem o seu site da mesma forma que você.

Você pode pensar que tem um site perfeitamente inteligível, enquanto os seus leitores lutam para encontrar a informação que procuram.

O engraçado é que você e eu não somos diferentes das pessoas que visitam nossos sites. Na verdade, quando você e eu passeamos pela web, fazemos exatamente o mesmo: ir direto para o conteúdo, queremos que todas as informações estejam à mão, e muitas vezes não nos preocupamos com a leitura de todas as coisas extra em torno do artigo, e assim por diante.

Isso é porque você pode aprender muito com o comportamento do usuário. Ele ajuda a perceber coisas erradas no site que você normalmente talvez não veja por si mesmo.

Neste relatório você encontrará uma lista de alguns dos comportamentos mais típicos de usuários que acontecem durante uma visita a um website, e embora muitos não sejam uma surpresa para você, estar consciente deles pode ajudar muito a identificar quais itens priorizar quando tiver tempo e recursos para fazer algumas melhorias no seu design e navegação.

 

 

10 Tipos De Comportamentos Do Usuário Inesperados Com Que Tomar Cuidado

por Alistair Gray



Introdução

Quando se projeta um site, há comportamentos fundamentais do usuário que devem ser considerados. Mas, para levá-los em conta, é preciso conhecê-los.

Abaixo estão 10 dos mais interessantes e menos conhecidos tipos de comportamento que ocorrem regularmente em testes com usuários.

 





As Pessoas Tem "Banner Blindness"

website_design_user_behaviour_for_sale_23274387.jpg

As pessoas não percebem os banners.

Estudos, rastreando o olhar das pessoas, descobriram que, literalmente, elas evitam pousar sobre qualquer área de um site que se pareça com um anúncio e que parece que tentam evitar olhar para eles. Este efeito é chamado cegueira de banner.

A banner blindness ou cegueira de banners afeta a maioria das pessoas, e tem um efeito colateral surpreendente.

Áreas úteis do site, que são concebidas de modo excessivamente gráfico (de modo a parecer um classificado) são ignoradas por usuários, como se fossem anúncios.

Uma boa maneira de evitar a cegueira de banners é o de assegurar que os banners do seu site estejam em sua maioria em texto, de modo que as pessoas os vejam como conteúdo o máximo possível.

Se você quiser potencializar o uso de anúncios no seu site até o máximo, use anúncios como os que aparecem do lado direito dos resultados de pesquisa do Google, ou no site da TFL.

 





As Pessoas Desenvolvem Afunilamento De Visão

website_design_tunnel_vision.jpg

Quem assiste a testes com usuários pela primeira vez fica surpreendido com como os participantes desenvolvem afunilamento de visão quando estão fazendo uma tarefa.

Um exemplo de uma recente rodada de testes com usuários: um link pedido pelos participantes foi colocado na coluna da direita, ao lado de um artigo, mas apenas dois entre oito o encontraram.

Se o link que os usuários procuram não tiver sido intitulado de modo correto ou não colocado onde esperam, eles irão, de modo surpreendentemente regular, travar diante do site.

Os participantes simplesmente não percebem as coisas na tela, a menos que esteja onde eles esperavam.

Infelizmente, não há nenhuma maneira clara de evitar este problema.

O melhor método de garantir que você ajude os usuários que tiverem desenvolvido o afunilamento da visão (ou visão em túnel) é realizar testes com usuários em tarefas-chave e ver se eles se perdem.

 





As Pessoas Pulam A Sua Homepage

website_desing_skip_homepage_forward__19373061.jpg

Muitas vezes, quando alguém aterriza em um site, chega com uma tarefa específica em mente. Isto significa que sua visão em túnel já foi detonada e, portanto, esse usuário não olhará para todas as outras coisas que seu site oferece. Não efetuarão nenhum clique em momento algum.

Todo o esforço que você gastou, construindo a sua página inicial com todo o amor terá sido perdido.

As pessoas só não realizam as tarefas que você quer. Isso não pode ser ajudado, é um comportamento natural.

Leve este comportamento em conta quando conceber um site, você deve garantir que o objetivo e o seu conteúdo são claros em todas as páginas.

 





As Pessoas Precisam De Resposta

website_design_need_answers_light_bulb_man_41864321.jpg

Se a resposta não for imediatamente visível, muita gente irá desistir, ou procurar outro lugar (há muitos outros sites no mar).

Nos testes, os participantes regularmente navegam até a página à direita, só para concluir rapidamente que estavam errados e vão embora.

 





As Pessoas Seguem O Padrão "F"

website_design_f_pattern.gif

Embora se saiba que as pessoas tendem a olhar para os sites em "um padrão em F", não é assim tão simples.

As pessoas olham por todas as partes, quando aterrizam em uma página.

Depois de uma primeira opinião, as pessoas prestam mais atenção nas áreas que sentem que serão mais úteis para elas (normalmente, a navegação na parte superior e no lado esquerdo, o que incentiva o "padrão em F").

 





As Pessoas Veem, Mas Não Enxergam

website_design_see_watch_eye_id206414.jpg

Mais uma coisa a se ter em mente - Só porque uma pessoa olhou para algo em uma página não significa que tenha absorvido ou entendido o que viram.

Muitas vezes, em estudos de rastreamento ocular, foi mostrado que as pessoas viram algo, mas não o absorveram.

 





As Pessoas Odeiam Rolar A Página

website_design_hate_girl_mad_23306379.jpg

Sempre que se perguntar, você verá as pessoas dizerem que odeiam rolar a página.

No entanto, na vida real, é menos problema do que muitos afirmam, os usuários freqüentemente rolam a página, sem sequer perceber que estão fazendo isso.

A chave é ter certeza de que as pessoas estejam conscientes de que irão encontrar mais conteúdo abaixo da dobra - não conte com a barra de rolagem na lateral da tela como pista suficiente.

Um pouco do conteúdo da página que começar acima da dobra deve continuar após isso.

Evite pontos na página onde o conteúdo parece ter terminado antes da hora e a página inicial fique curta.

 





As Pessoas Não Leem

website_design_read_magnifying_glass_book_19148380.jpg

Quando online, as pessoas leem de forma muito diferente do que quando leem um livro ou revista.

Na internet, as pessoas não tentam ler até que sintam que encontraram o que estão procurando, até chegar ao conteúdo que precisam. Até esse ponto, elas fazem uma varredura, procurando por palavras-chave. O que isso significa?

As pessoas não lêem um texto introdutório, ou de instrução, ou opções de navegação ... quase nada, se puderem evitá-lo. Isto deve ser tomado em consideração durante o design do site, e criação de conteúdos.

Existem várias maneiras para tentar reduzir o problema:

  • Reduzir a contagem de palavras de cada página (de preferência pela metade)

  • Tentar remover/minimizar o texto de instrução

  • Destacar palavras-chave

  • Usar listas com ítens onde possível

  • Quebrar o texto em sub-posições claras

  • Tentar iniciar cada página / parágrafo, com a conclusão, de modo que os usuários podem decidir se leem a página

  • Usar imagens em vez de palavras, sempre que possível.

 





As Pessoas São Preguiçosas

website_design_lazy_slippers_38709345.jpg

As pessoas não gostam de ter que aprender novas maneiras de fazer as coisas.

Depois que os usuários encontraram uma maneira de fazer algo, mesmo que não seja a melhor, tendem a fazê-lo dessa forma, uma e outra vez. Normalmente, eles não vão se preocupar para ver se há uma maneira melhor, a menos que se frustrem.

Isso deve ser lembrado, se você for produzir uma nova versão de um sistema existente.

Faça com que as pessoas executem sua navegação da forma tradicional ou esteja preparado para irritar os usuários já existentes, conforme eles aprendem o novo jeito.

 





As Pessoas Querem Direções

website_design_directions_26548822.jpg

Existe uma falácia na internet que diz que "as pessoas só estão dispostas a clicar até três vezes em um site". Isso está errado.

A verdadeira regra é que "as pessoas estão dispostas a clicar mais de três vezes em um site, desde que sintam estão fazendo progressos em direção a sua meta".

A orientação é a chave, se o site flui, se está claro onde os usuários devem ir à continuação, eles irão clicar alegremente por vários níveis do seu site.

As pessoas não gostam de se sentir perdidas.

Se o destino para onde ir for incerto (ainda no primeiro ou segundo clique), as pessoas irão para outro lugar.

Não há nada mais eficaz na condução dos visitantes para longe de um site do que eles clicarem e terem que parar e pensar para onde ir.

Infelizmente a única maneira de saber se o seu site sofre desse problema é através de testes de usabilidade ou prestando muita atenção para as métricas do site.

 





Conclusão

Fazer o design de um site é suficientemente difícil pelo que é, ter que levar em conta a má surpresa dos usuários em relação à navegabilidade do site torna tudo ainda mais difícil.

Felizmente, levar em consideração o comportamento inesperado do usuário no processo do design é uma grande parte da batalha, um passo significativo no caminho para uma boa experiência do usuário.




Sobre Alistair Gray

Alistair Gray é um consultor de experiência do usuário para Webcredible desde Novembro de 2007. Antes de trabalhar para Webcredible, ele era um consultor de usabilidade para Ominor. No ano de 2006, Alistair se formou na University College de Londres, em interação humana e com o computador com a ergonomia.




Créditos das fotos:
As Pessoas Desenvolvem Afunilamento De Visão - Robin Good
As Pessoas Seguem O Padrão "F" - Robin Good
As Pessoas Veem, Mas Não Enxergam - Peter Gnuskin
Outras Imagens - Clipart

 
Comentários dos leitores    
blog comments powered by Disqus

 

 


 

Feed RSS de Notícias Diárias

 

 

Curated by

Publisher MasterNewMedia.org - New media explorer - Communication designer

 

 


Real Time Web Analytics