english   italiano   español
 
4 June 2012

Social Media ROI: Como Calcular O Retorno Do Investimento Do Marketing Em Mídias Sociais

O que é social media ROI? É possível medir o seu sucesso em mídias sociais? Neste guia da MasterNewMedia, você vai encontrar os melhores artigos e reportagens para compreender e calcular o retorno do investimento das suas campanhas de social media.

calcular_retorno_investimento.jpg
Crédito da foto: Kirsty Pargeter

As campanhas de marketing em mídias sociais são algo completamente diferente de qualquer outro tipo de campanha de marketing. O principal problema com a mídia social é que você não tem elementos concretos para medir o retorno do investimento inicial que fizer.

Se você gasta dinheiro em publicidade, recebe dinheiro em troca. Mas quando você investe em mídias sociais, não há dinheiro envolvido. Os meios de comunicação social são gratuitos e você lida com bens não tangíveis, como interações humanas e conversas, que são todos recursos não facilmente quantificáveis.

Especificamente, existem três tipos principais de recursos que você pode usar para medir o desempenho do marketing em mídias sociais:

  1. Pessoas Os seus funcionários. Podem ser você ou a sua equipe.
  2. Tecnologia Os meios de comunicação social que você usa para realizar seus objetivos.
  3. Tempo A quantidade de tempo durante o dia que você dedica ao marketing em mídias sociais.

Como pode ver, não dá pra dizer "Tenho quatro pessoas trabalhando duas vezes por semana no Facebook, e por isso espero ganhar "x"". Não há garantias de que a resposta do seu público conduzirá aos resultados exatos que você precisa.

Isso não é motivo para desespero, no entanto,, porque com a estratégia adequada você realmente pode tirar vantagem de sua campanha em mídias sociais e avaliar os resultados a longo prazo.

Não existe um método de cinco passos a seguir no que diz respeito a calcular se o investimento em mídias sociais que você está fazendo produz resultados relevantes. Portanto, você deve:

  1. Analisar Seu primeiro passo é entender a sua presença, limites e áreas onde pode melhorar ao usar os recursos de social media.
  2. Planejar Em segundo lugar, você precisa estabelecer um objetivo claro, algo concreto que queira realizar, baseado em sua análise. A marca, o barulho em torno da sua marca, links de entrada, você escolhe.
  3. Realizar Terceiro, é preciso tomar medidas e empregar os recursos que possui para alcançar o objetivo específico definido.
  4. Avaliar Em quarto lugar, depois de fazer a sua campanha por algum tempo, você precisa medir o desempenho para entender o que não deu certo (eventualmente) e o que está te conduzindo na direção certa.
  5. Repetir Finalmente, depois de ter conseguido alguns bons resultados, você deve começar de novo e concentrar seus esforços em outro objetivo.

É realmente desafiador fazer o cálcudo do seu ROI em mídias sociais, como dito anteriormente, ninguém pode garantir que você irá obter os resultados esperados. Mas a mídia social tem subvertido as regras do marketing. As pessoas querem estar envolvidas nestas discussões hoje em dia e não estão dispostas a voltar aos velhos tempos de marketing através de folhetos institucionais ou de marcas que não escutam seus clientes.

Se você quiser ser bem sucedido nesse negócio, precisa subir no trem do marketing em mídias sociais e este guia é um bom lugar para entender como aproveitar de forma muito prática o poder que os social media tem de ajudá-lo no seu negócio.

 

 

Social Media ROI: Como Calcular O Retorno Do Investimento Do Marketing Em Mídias Sociais



O Que É Social Media ROI?



Introdução Básica

social_media_marketing_roi_return_on_investment_pumpkin_id53099.jpg

Esta apresentação do especialista em mídias sociais Olivier Blanchard é o ponto inicial para poder compreender o que é o social media ROI e por que é tão importante aproveitar o poder das redes sociais no seu negócio.

por Olivier Blanchard - Social Media R.O.I.

 



Social Media ROI Resumido

social_media_marketing_roi_return_on_investment_walnut_id28926431.jpg

Se o seu objetivo é participar da discussão, melhorar o relacionamento com o seu público e se tornar um membro confiável da comunidade que circunda a sua marca, você deve pensar seriamente sobre o retorno do seu investimento em mídias sociais.

por Jason Falls - Social Media Explorer

 



Lições Aprendidas

social_media_marketing_roi_return_on_investment_corn_id696294.jpg

Adam Cohen faz uma pequena lista de ideias chave e lições aprendidas depois de participar de um painel no IBM Websphere Commerce Leadership Summit, onde muitas vozes e perspectivas sobre o uso dos meios de comunicação social foram reunidadas para medir o sucesso do seu negócio.

por Adam Cohen - AdamCohen.com

 



O Enigma Explicado: Ação - Reação - Retorno

social_media_marketing_roi_return_on_investment_pepper_id20770351.jpg

O especialista em mídias sociais Olivier Blanchard descreve a relação entre investimentos e resultados obtidos pelos profissionais de marketing em social media. O "retorno" que você tem do seu investimento inicial deve ser calculado com a mesma moeda (dinheiro, impressões, cliques, qualquer que seja) que o investimento em si para poder realmente ter o resultado do progresso alcançado.

por Olivier Blanchard - The BrandBuilder

 





Como Calcular O Social Media ROI?



Guia Para A Compreensão Do Seu Sucesso Com As Mídias Sociais

social_media_marketing_roi_return_on_investment_onion_id478845.jpg

Para que as mídias sociais funcionem a seu favor, empresas e marcas precisam ser capazes de avaliar o impacto que estão tendo no uso das social media, tanto positivo como negativo. Medir o retorno do investimento em mídias sociais não é impossível, mas pode ser difícil, porque muitas das peças que precisam ser avaliadas são difíceis de detectar.

por Christina Warren - Mashable

 



É Possível Realmente Medir O Retorno Do Investimento?

social_media_marketing_roi_return_on_investment_peas_id33587041.jpg

A mídia social é uma extensão da ética dos negócios? Existe de fato um "retorno"? Como você pode definir as métricas para medir uma campanha de marketing bem-sucedida? Dê uma olhada nestas apresentações do pessoal da Egg Co.

por Matt Rhodes - Fresh Networks

 



Uma Perspectiva De Negócios

social_media_marketing_roi_return_on_investment_beans_id583097.jpg

A chave para medir as mídias sociais é afastar-se e ter uma visão panorâmica da situação. Ao invés de focalizar as métricas de campanhas específicas menores, tais como o tráfego do Twitter ou o número de fãs no Facebook, não é melhor ver como as social media contribuem para as vendas, lucros, retenção do cliente e taxas de satisfação?

por Chris Lake - Econsultancy

 



Não Pense No Tráfego, Pense Em Relacionamentos

social_media_marketing_roi_return_on_investment_tomatoes_id53012411.jpg

O principal conceito por trás das redes de mídia social é que os usuários podem se conectar e comunicar uns com os outros. Normalmente, o sucesso do networking em mídias sociais networking não é julgado pelo tráfego enviado, mas pelas relações construídas.

por Greg Finn - Search Engine Land

 



Objetivos E Dicas Para Maximizar A Sua Eficácia

social_media_marketing_roi_return_on_investment_coffeebeans_id10337962.jpg

Quando se trata de social media ROI, a medida que você escolhe depende de seus objetivos, ou o que você deseja obter como retorno. Se está apenas interessado em obter links, os custos e os investimentos devem ser medidos ao lado de quantos links você receber.

por Maki - Dosh Dosh

 



Como Medir A Rentabilidade E Evitar Erros Comuns

social_media_marketing_roi_return_on_investment_mushroom_id5481331.jpg

O Retorno sobre o Investimento (ROI) é a medida de rentabilidade de uma empresa, assim como o rendimento de um ano fiscal é dividido pelo patrimônio e dívidas a longo prazo, a medida do ROI demonstra como a organização está utilizando efetivamente seus recursos para gerar lucro.

por Urs E Gattiker - Social Media Today

 





Social Media ROI: Exemplos Práticos



Fatos E Cifras - Video

social_media_marketing_roi_return_on_investment_rice_id3698001.jpg

O vídeo Socialnomics: Social Media ROI mostra que a mídia social pode ajudar você a alcançar o sucesso em quase qualquer frente. Enquanto o vídeo usa uma nomenclatura familiar como o ROI, muitas peças de mídias sociais se comportam de modo diferente daquilo que você já viu, por isso prefiro perguntar assim "Como é ou como será o êxito que se espera obter?", em vez de "Qual é o ROI da campanha? "

por Erik Qualman - Socialnomics

 



Como Calcular O Retorno Do Investimento Do Seu Blog

social_media_marketing_roi_return_on_investment_grapes_id4065811.jpg

Uma das coisas mais difíceis de se fazer em blogs é quantificar os ganhos, principalmente porque existem blogs para todos os assuntos hoje em dia. Portanto, medir apenas o tráfego de um blog ou o número de comentários em um post significa pouco a menos que o tráfego ou os comentários estejam ligados à criação de valor. Isto torna a medição algo intangível - o que significa ter mais um visitante no blog ou um comentário a mais em um post?

por Charlene Li - Groundswell

 



Por Que Os Jornalistas Devem Usar As Mídias Sociais

social_media_marketing_roi_return_on_investment_raspberry_id3853151.jpg

Aqui está uma análise sobre cinco jornalistas que utilizam meios de comunicação social, suas atitudes e abordagens, como os enquadram em sua rotina, e o ROI que obtém com esse trabalho. Embora este post se concentra na relação entre os jornalistas e as mídias sociais, muitas de suas dicas podem ser mais amplamente aplicadas para quem trabalha com ferramentas de mídia social.

por Leah Betancourt - Mashable




Crédito das fotos:
Introdução Básica - mbagdon
Social Media ROI Resumido - AlexStar
Lições Aprendidas - Elena Aliaga
O Enigma Explicado: Ação - Reação - Retorno - Ilona Baha
Guia Para A Compreensão Do Seu Sucesso Com As Mídias Sociais - Valentin Mosichev
É Realmente Possível Medir O Retorno Do Investimento? - Leonid Nyshko
Uma Perspectiva Para Os Negócios - Elena Elisseeva
Não Pense Em Tráfego, Pense Em Relacionamentos - Tomasz Dlugosz
Objetivos E Dicas Para Maximizar A Sua Eficácia - Yuri Arcurs
Como Medir A Rentabilidade E Evitar Erros Comuns - fib_object
Fatos E Cifras - Vídeo - Yong Hian Lim
Como Calcular O Retorno Do Investimento Do Seu Blog - LoopAll
Por Que Os Jornalistas Devem Usar As Mídias Sociais - igorr1

 
Comentários dos leitores    
blog comments powered by Disqus

 

 


 

Feed RSS de Notícias Diárias

 

 

Curated by

Publisher MasterNewMedia.org - New media explorer - Communication designer

 

 


Real Time Web Analytics