english   italiano   español
 
4 June 2012
  • Imprimir   | EN| ES

    Transmissão De Vídeo Ao Vivo Do Celular: As Melhores Ferramentas Para Fazer Transmissões De Vídeo Pelo Celular


    Se você está procurando pelas melhores ferramentas e serviços para a transmissão de vídeo ao vivo de celular, veio ao lugar certo. Este guia traz uma lista com todos os serviços de streaming de vídeo ao vivo de celular disponíveis no mercado, enquanto fornece as principais informações e dados comparativos sobre as funcionalidades mais importantes e pontos fortes.

    Mobile_live_video_streaming_best_tools_to_broadcast_yourself_id40941651_size485.jpg
    Crédito da foto: tupikov editada por Daniele Bazzano

    Este é o primeiro guia da MasterNewMedia sobre ferramentas para a transmissão de vídeo ao vivo de celular, oferecendo um catálogo atualizado de todos os serviços no mercado enquanto também informa os dados específicos e avalia a solução mais adequada para o seu caso.

    Entre as mais novas funcionalidades adotadas pelos serviços de transmissão de vídeo ao vivo de celular está a capacidade de compartilhar a sua localização geográfica, potencializando os GPS embutidos na maioria dos celulares da atualidade, assim como tendo a opção de publicar você mesmo os seus videoclips ao vivo a vários sites de video sharing (YouTube e outros) e serviços de microblogging (Twitter, etc.).

    Eu mesmo sou um usuário entusiasta destas tecnologias para streaming de vídeo ao vivo de celulares, e se você der uma olhada nesta tabela de popularidade entre video streamers, terá uma ideia melhor do quanto já usei essas tecnologias em tempos recentes. Aliás, na parte superior da MasterNewMediahomepage, você verá que uso o QIK com constância e no meu celular Nokia para compartilhar algumas imagens dos eventos em que participo, promover alguns conteúdos interessantes que publico, ou simplesmente para ter uma linha direta com meus espectadores, sem filtro.

    Para te ajudar a selecionar os serviços ideais de transmissão de vídeo ao vivo para o seu celular, preparei um guia comparativo, que não apenas traz uma lista das ferramentas de streaming de vídeo para o seu celular no mercado, mas também uma lista de suas opções, dispostas lado a lado, e funcionalidades principais, o que permite comparar de forma fácil as diferenças e alternativas que tornam esses serviços distintos entre si.

    Um alerta. Antes que você fique empolgado para usar esses serviços tão bacanas, existem três coisas que deve levar em consideração bem antes de começar a testar e selecionar o seu favorito entre eles. São elas:

    • É necessário ter um celular compatível: Entre na página "telefones compatíveis" do site da ferramenta que você quer usar e verifique se o modelo e a marca do seu celular estão na lista e se são totalmente compatíveis.
    • Não comece a publicar os vídeos usando o plano padrão da sua conta de celular: quando transmite um vídeo a partir de um celular, você está de maneira efetiva enviando muitos dados e, se não tiver consciência disso, pode ter uma surpresinha desagradável na conta a pagar no final do mês. O melhor a fazer é optar por um plano com custo efetivo para o envio de dados, assim como uma taxa "flat", isso seria ideal. Aqui na Itália, uso uma conta com um plano específico para envio de dados da 3 que me sai por 19 euros por mês para um tráfego semanal de 5GB. Estou muito satisfeito com a solução encontrada, seja sob o ponto de vista técnico, seja pelo preço. Considere que quando você faz uma transmissão ao vivo com a máxima qualidade permitida por estes serviços hoje em dia, estará produzindo um fluxo de saída de dados de mais ou menos 400Kbps. Isso equivale aproximadamente a 3MB por minuto. Portanto, faça umas contas em relação aos custos que o seu provedor oferece antes de começar a testar essas coisas.
    • Deixe uma segunda bateria para celulares à mão: Faça alguns testes e veja quanta bateria o seu celular consome enquanto você faz o streaming de um vídeo. A minha experiência diz que geralmente os celulares gastam muita bateria em pouquíssimo tempo, o que requer ter pelo menos uma bateria extra totalmente recarregada sempre que quiser fazer uma transmissão importante.

    Agora que você já sabe de todas essas possibilidades, aqui está uma tabela comparativa com as funcionalidades e principais diferenças, dispostas lado a lado, entre todas as ferramentas para streaming de vídeo ao vivo de celular existentes no mercado:

    • Chat: Mensagens de chat de texto entre usuários enquanto acontece o streaming.
    • Distribuição: Publicação automática no YouTube e outros sites de video sharing.
    • Gravação: Habilidade de transmitir gravações locais ao vivo.
    • Geolocalização: Autodisplay da localidade onde ocorre o live streaming.
    • Privacidade: Capacidade de compartilhamento do live streaming com um público privado selecionado.
    • Premium: Preço e funcionalidades extra para contas premium (quando disponíveis).

    Aqui estão todos os detalhes:

     



     


    As Melhores Ferramentas Para Transmissão De Vídeo Ao Vivo Do Celular - Tabela De Comparação

     



    As Melhores Ferramentas Para Publicar Seus Vídeos Em Vários Sites De Video-Sharing



    1. QIK



      O QIK é uma solução gratuita e popular para trasmitir vídeos ao vivo desde que você tenha um celular compatível. Você pode mostrar a sua localidade no mapa (especificando o nível de detalhe para manter a salvo a sua privacidade), chat em tempo real com usuários e também restrição na transmissão de seus vídeos para um público selecionado. Todos os vídeos transmitidos por QIK são automaticamente gravados para que os seus espectadores possam ver suas transmissões no site do serviço. O streaming ao vivo funciona ainda que o seu celular esteja fora de área: todos os dados gravados serão automaticamente transmitidos quando o celular receber sinal novamente. Publicar os vídeos automaticamente no Twitter ou em outros sites de video-sharing é tão fácil como configurar as preferências para esses serviços. Se quiser uma análise abrangente do QIK, Robin Good já o testou de forma extensiva.

      http://qik.com/





    2. Stickam



      O Stickam Mobile Broadcaster permite fazer o stream de vídeos direto do seu celular (lista dos telefones celulares compatíveis). A qualidade da transmissão de vídeo é ajustada automaticamente para estar compatível à velocidade da rede e propiciar uma resolução otimizada para a transmissão. Gratuito, o Stickam disponibiliza uma funcionalidade para chat de texto para engajar o seu público durante a transmissão de vídeo ao vivo. Os vídeos ao vivo são gravados automaticamente e depois ficam disponíveis no site do Stickam. Os clips produzidos com Stickam também podem ser configurados como privados para permitir que apenas usuários selecionados vejam os seus vídeos ao vivo. Não disponibiliza a geolocalidade nem a publicação automática dos vídeos em outros sites de video-sharing.

      http://www.stickam.com/mobile/broadcaster.do





    3. Kyte



      O Kyte Mobile Producer permite a transmissão em vídeo ao vivo a partir dos telefones Symbian S60, 3a. edição e os modelos do iPhone de compartilhamento de imagens (devido às limitações do telefone). Os canais de live streaming do Kyte suportam chat de texto ao vivo com os espectadores enquanto você transmite o seu vídeo. É possível subir os live streams diretamente ao MySpace e ao Bebo através das configurações das preferências dentro da sua conta. Não traz streaming privado nem a sua geolocalidade.

      http://www.kyte.tv/mobile/index.html





    4. Flixwagon



      Com Flixwagon, você pode fazer a transmissão ao vivo dos seus vídeos a partir dos modelos S60 e iPhone a custo zero. Qualquer vídeo produzico com um celular pode ser automaticamente publicado no YouTube e os clips são automaticamente gravados para acesso futuro ou compartilhamento com os seus espectadores. Também pode selecionar o seu público já que o Flixwagon permite classificar um stream de vídeo como "privado" e especificar os usuários que podem ver o seu conteúdo. Suporte total de geolocalização e também é possível escolher o nível de detalhamento para o GPS rastrear a sua posição e respeitar a sua privacidade. Disponibiliza chat de texto.

      http://www.flixwagon.com/





    5. Livecast



      O LiveCast é uma plataforma de transmissão de vídeo para celular gratuita que permite transmitir seus vídeos ao vivo a partir dos celulares suportados para a rede, assim como para outros celulares. Os vídeos transmitidos são gravados automaticamente dentro dos servidores do Livecast. Quanto você transmite o seu vídeo, pode acionar a geolocalidade e mostrar a sua posição no mapa, enviar mensagens para outras pessoas através dos chats de texto ao vivo, e também restringir o acesso ao seu conteúdo em vídeo, selecionando o módulo privado. Não permite que outros usuários publiquem os seus vídeos em sites de video-sharing. O preço não está disponível no site da companhia.

      http://www.livecast.com





    6. Bambuser



      O Bambuser é um serviço web que permite transmitir seus vídeos ao vivo a partir de um celular para a rede ou para os celulares que suporta) de modo gratuito. Você pode enviar mensagens ao vivo através do chat de texto a outros usuários enquanto transmite o vídeo, se tiver um telefone Symbian, também mostra a sua localização usando a funcionalidade de geolocalização. Todos os seus streams ao vivo são gravados automaticamente dentro dos servidores do Bambuser para que possa acessar as suas gravações mais tarde. É possível configurar os seus vídeos para o módulo "privado" para que usuários selecionados tenham permissão para ver os seus clips. Não disponibiliza publicação automática.

      http://www.bambuser.com/





    7. Next2Friends



      O Next2Friends é um serviço de distribuição de conteúdo que permite fazer a transmissão dos seus vídeos a partir de um celular compatível de modo gratuito. Não tem uma lista de telefones que suporta, mas a companhia alega que o Next2Friends funciona nos "modelos populares do Nokia, Sony Ericsson, LG, Motorola, Samsung, Blackberry e no iPhone de Apple". Durante suas sessões de live streaming, você pode fazer chats de textos com seus usuários, submeter enquetes e enviar imagens e arquivos de áudio. A funcionalidade da geolocalização permite mostrar a sua posição e encontrar outros usuários ou clientes em potencial dentro da área do seu conteúdo. Não disponibiliza gravações automáticas ou publicações automáticas em outros sites de video-sharing, nem streaming privado. Não informa sobre preços.

      http://next2friends.com/welcome





    8. Yamgo



      O Yamgo oferece um conjunto de soluções para a distribuição de conteúdo que pode utilizar para transmitir os seus vídeos ao vivo desde que tenha um celular compatível, de modo gratuito. O Yamgo também permite a monetização do seu estoque de vídeos, incluindo anúncios nos vídeos já divulgados em outras plataformas (do desktop, do celular ou de outros dispositivos suportados). O stream dos vídeos através de celulares é gravado automaticamente e fica acessível em pouco tempo. Não disponibiliza a geolocalidade, nem chat de texto ao vivo ou streaming privado. O preço não está disponível no site da empresa.

      http://www.yamgo.com/





    9. Molv



      O Molv é uma das novidades no cenário do streaming de vídeo ao vivo a partir de um celular. Quase todos os novos modelos de celulares Symbian são compatíveis e o Molv alega que a lista está em contínuo crescimento. Os vídeos transmitidos a partir do Molv são gravados automaticamente para uso futuro e compartilhamento na web. Os vídeos produzidos com o Molv não são redistribuídos através de outras plataformas ou sites de video-sharing. Não disponibiliza chat de textos ao vivo, nem a geolocalização ou streaming privado. É gratuito.

      http://molv.com/





    10. LiveCLIQ



      O LiveCLIQ Mobile permite que faça o stream de vídeos ao vivo a partir de um celular compatível de modo gratuito. A solução de video streaming LiveCLIQ está disponível para o telefone Nokia S60 e para o iPhone, mas também existe um cliente dedicado para os celulares que suportam a tecnologia Java. Você pode transmitir vídeos ao vivo para um público selecionado e também compartilhar a sua posição usando um GPS. Não disponibiliza chat de textos, gravação automática dos seus vídeos transmitidos ou publicação automática em outros sites de video-sharing.

      http://www.livecliq.com/platform/livecliq-mobile/





    11. Seero



      O Seero é uma plataforma de geotransmissão gratuita que funde a transmissão de vídeo ao vivo e ondemand com o mapeamento GPS. Qualquer celular que suporta funcionalidades GPS é compatível com Seero. Cada vídeo transmitido se encontrará dentro de um Google Map dedicado e os usuários que visitam o Seero.com podem navegar pelos vídeos ao vivo baseados em sua localidade, não por usuário ou tópico. Suporta chat de texto ao vivo. Não disponibiliza gravação automática de vídeos, nem publicações automáticas em outros sites de video-sharing, tampouco permite a transmissão em módulo privado.

      http://www.seero.com/

     

    Originalmente escrito por e publicado pela primeira vez na MasterNewMedia.

     

    Robin Good e Daniele Bazzano -
    Reference: MasterNewMedia [ leia mais ]
     
    Comentários dos leitores    
    blog comments powered by Disqus

     

     


     

    Feed RSS de Notícias Diárias

     

     

    Curated by

    Publisher MasterNewMedia.org - New media explorer - Communication designer

     

     


    Real Time Web Analytics