english   italiano   español
 
4 June 2012
  • Imprimir   | EN| ES

    Website Monitoring And Testing: Como Testar E Monitorar O Desempenho Do Seu Site

    O seu servidor tem capacidade de banda larga suficiente para satisfazer as necessidades dos seus leitores? Você saberia dizer se o seu provedor de hospedagem não é cauteloso e acaba deixando o site inacessível ao público, mesmo que por apenas poucos minutos? Como você faz para descobrir se o seu site carrega rápido o bastante agora que o Google faz o posicionamento do ranking levando em conta o tempo de carregamento do site? Monitorar e testar o próprio site é uma questão muito séria para qualquer editor online profissional, seja ele grande ou pequeno.

    monitoramento_de_sites.jpg
    Crédito da foto: alexsl

    Assim como você manter sob controle os níveis de óleo e combustível do carro, para evitar problemas frustrantes, você precisa manter o seu próprio site monitorado para qualquer desempenho específico, do carregamento das páginas até os indicadores de velocidade que pode mostrar se o site está desempenhando e servindo o seu conteúdo da melhor e mais eficiente maneira ou não.

    Neste guia, o diretor de tecnologia da MasterNewMedia, Drazen Dobrovodski, explora os aspectos mais subestimados em relação ao monitoramento e testes de websites.

    Saiba como solucionar potenciais ameaças ao desempenho do seu site, tais como a perda da capacidade da banda larga, prováveis tempos de paralisação do servidor, ou quedas de tráfego repentinas.

    Veja abaixo, os tópicos cobertos neste guia da MasterNewMedia sobre como testar e monitorar o desempenho do seu site:

    • Disponibilidade do servidor web
    • Teste do desempenho do site
    • Monitoramento da velocidade do site
    • Ferramentas do Google para webmasters
    • Ferramentas de monitoramento de sites baseadas em JavaScript
    • Análise de arquivos log
    • Hotlinking de imagens
    • Como usar o arquivo robots.txt
    • Divulgação via feeds RSS
    • Teste geográfico para sites
    • Monitoramento de trafégo de sites em tempo real

    Este guia pode ser lido e compreendido por pessoas não técnicas, e é, de fato, preparada para aqueles que necessitam coordenar as tarefas de monitoramento do seu site, bem como para aqueles que realmente as executam.

    Se quiser descobrir a melhor forma de testar e monitorar o desempenho do seu site, a sua velocidade e confiabilidade, este guia da MasterNewMedia tem tudo o que você precisa saber.

     






    Como Testar E Monitorar O Seu Site

    por Drazen Dobrovodski



    Se você tem um site, grande ou pequena, você precisa manter um olho em vários indicadores de performance importantes a fim de mantê-lo funcionando conforme o esperado. Alguns destes pontos são óbvios.

    A grande preocupação de todos é o número de visitantes que recebem.

    Se o seu site é apenas um blog amador com receitas de cozinha da vovó ou um site de compras dos mais importantes, todo mundo quer saber quantos visitantes tem.

    Outros pontos como a diferença entre os monitoradores de tráfego e analisadores do arquivo log são menos cuidados.

    No entanto, a interação entre o conteúdo do servidor web, as configurações e o desempenho são pontos não tão freqüentemente discutidos.

    Neste guia vou tentar lançar alguma luz sobre todos os temas em relação ao monitoramento de sites, tanto para sites profissionais, como aqueles raramente visitados.

     



    Como Monitorar E Testar A Disponibilidade Do Seu Servidor Web

    website_monitoring_testing_how_to_monitor_test_web_server_availability.jpg

    Obviamente, se o seu site não está disponível para o público, isso significa zero visitantes.

    Hoje é difícil encontrar um provedor de hospedagem web que não se apresente como capaz de gerar 99% ou mais de tempo de atividade. A realidade é que muito poucos serviços de web hosting realmente podem confirmar isso.

    Mesmo se você tiver um blog amador, este é um ponto para se preocupar, mas se você tem um site web profissional - onde o tempo de inatividade significa perda de dinheiro - é crucial ter uma maneira confiável de monitorar seu site.

    Aqui estão duas listas com uma série de serviços gratuitos que irão manter um controle regular em seu site:

     



    Como Testar O Desempenho Do Seu Site

    website_monitoring_testing_how_to_monitor_test_performance.jpg

    Os guias acima irão ajudá-lo a acompanhar seu site para evitar "blackouts". Eles vão te avisar quando o seu site se tornar completamente indisponível.

    No entanto, um dono de site precisa ter em mente que existe também uma grande "zona cinzenta" quando se trata de disponibilidade de websites.

    E se o seu site está disponível, mas dolorosamente lento?

    Quase todos já experimentaram a situação de clicar na do tweet de alguém ou algo similar e o site se abrir muito lentamente.

    Aí, você pensa: "Ah, não importa, eu volto mais tarde" e você acaba indo para outro lugar. Depois disso, você nunca mais se lembra de voltar lá.

    A questão é:: "Os visitantes nunca voltaram porque o site abria muito devagar?" Um site lento pode perder uma grande quantidade de visitantes.

    Existem várias razões para o seu site ficar lento. Muito tráfego é uma razão e é realmente um doce problema que todos os proprietários do sites esperamos ter um dia.

    Você também deve estar consciente de que o site não vai carregar tão rápido em todas as localizações geográficas.

    Para comprovar essa afirmação, você pode executar um teste utilizando Traceroute (rastreio de rota).

    Se você entrar aqui: http://redrocksdatacenter.com/lg/ e clicar no botão "Trace", você terá uma lista que explica muito sobre como a Internet funciona e porque ela é a "rede" de todas as redes.

    Todos os servidores web da lista são as máquinas que estão entre você e o site onde você clicou no botão.

    Quanto mais distante a localização geográfica entre o servidor web e o visitante, mais máquinas vão codificar as páginas pelas quais tem que passar.

    É por isso que você precisa saber qual é o seu público-alvo e então testar como seu site aparece na sua localidade. Você pode fazer isso usando http://www.traceroute.org/. Este site tem uma lista inteira de servidores web em várias cidades e países de onde você pode testar seu site.

    Existem duas funções distintas, que oferece a maioria dos sites.

    1. Ping: uma função que permite testar se um determinado endereço IP (ou web site) existe e pode aceitar solicitações. O ping também retorna o tempo que levou para o servidor web responder.
    2. Traceroute: uma função que - tal como o nome sugere - traça uma rota que leva o seu pedido através dos servidores web para chegar ao endereço IP (ou web site) que você pediu. Traceroute também retorna o tempo que o servidor web (s) levou para responder.

    Estes dois tipos de serviços ajudam a verificar a velocidade de resposta do seu site a partir de muitos lugares que você precisa.

    Outro tipo de serviço que você pode achar útil são os serviços de proxy online. Os proxies são serviços baseados na web que permitem acessar a qualquer site da web dado do seu próprio servidor web.

    Assim, se um servidor proxy está localizado em New York City, você pode ver como seu site é visto a partir de Nova York, e assim por diante para qualquer servidor proxy em qualquer outro local.

    Isto é especialmente importante se você tem anúncios do Google (ou os anúncios de um serviço similar) em seu site e quiser ver quais anúncios são exibidos em que área geográfica.

    Juntamente com os serviços de proxy online, você também pode configurar um servidor proxy no seu navegador.

    Os servidores proxy irão ajudá-lo a avaliar a acessibilidade do seu site a partir de diferentes localizações geográficas.

    Obviamente, o melhor momento para pensar em usar um servidor proxy é antes do lançamento do site, quando você o está desenvolvendo ainda e escolhendo o serviço de hospedagem.

    Isso nos leva ao próximo ponto.

     



    Como Acelerar O Seu Site

    website_monitoring_testing_how_to_monitor_test_speed_up.jpg

    O melhor momento para pensar na velocidade do seu site e, assim, em sua codificação e hospedagem é quando ele ainda está em fase de planejamento.

    Se seu site já está funcionando e só então você percebe que tem problemas com a velocidade, a solução não será necessariamente rápida ou fácil.

    No entanto, os serviços acima mencionados irão ajudá-lo a determinar se o problema está no desempenho do servidor de hospedagem ou no próprio código site.

    Este assunto, o de maximizar a velocidade de um website é muito importante e amplo para que você possa encontrar um guia completo de como acelerar o seu site aqui.

     



    Ferramentas Google Para Webmasters

    website_monitoring_testing_how_to_monitor_test_google_webmaster_tools.jpg

    Antes de entrar em detalhes em relação ao uso das ferramentas de monitoramento de sites web, primeiro vamos explicar alguns termos que você vai encontrar com frequência quando se trata de análise web site:

    • Hits: a quantidade de arquivos servidos pelo servidor web. Se tiver uma página com uma imagem, cada visitante à página será registrado como dois. Uma página web (arquivo HTML), mais uma imagem a partir dela.
    • Pageviews: Um pedido de qualquer página web.
    • Visitas: O número de solicitações de página web da mesma máquina (IP e navegador), com mais de 30 minutos entre cada solicitação de página. Depois de 30 minutos, conta como uma nova visita.

    Estes três são os números mais interessantes para todos os webmasters. Provavelmente, todos já conhecem o Google Analytics.

    Outro serviço do Google que é menos famoso, mas uma obrigação para um webmaster sério é o Google Webmaster Tools.

    O Ferramentas Google Para Webmasters não só lhe informará sobre os links quebrados no seu website, mas também sobre todas as questões que podem afetar o seu ranking no motor de buscas, o que incluem as meta tags, palavras-chave, tempo de carregamento da página e muito mais.

     



    Serviços Para Monitoramento De Sites Baseados Em JavaScript Vs. Serviços Para Análise De Arquivos Log

    website_monitoring_testing_how_to_monitor_test_javascript_tools_log_file_analyzers.jpg

    Uma distinção importante que você precisa fazer é estar consciente de que o Google Analytics e Google Webmaster Tools são ferramentas baseadas em JavaScript.

    Você se cadastra nelas, copia um código e o colocá em suas páginas web. Esse código irá registrar apenas as visitas às páginas web, JavaScript e cookies habilitados para os browsers.

    O que isto significa é que todos os arquivos "não pertencentes à página" como imagens, TXT, PDF, etc não serão registrados pelo Google Analytics. As visitas de navegadores com JavaScript e cookies desativados não serão registradas também.

    Para obter uma imagem completa do tráfego do seu web site, você precisa do log do servidor, como o AWStats.

    O AWStats é um software gratuito que a maioria dos serviços de hospedagem web já oferece, como parte de seu pacote. Normalmente o AWStats não é ativado por padrão, então você precisa se logar em sua conta de hospedagem e ativá-lo sozinho.

    Depois de comparar os dados do Google Analytics e do seu analisador de arquivo de log, você verá que eles são completamente diferentes.

    Essa discrepância de dados é algo que muitos webmasters questionam.

    Em termos simples, o Google Analytics pode apenas registrar as visitas a páginas web de "usuários normais" (JavaScript e cookies habilitados). Os analisadores de arquivo de log vão lhe contar tudo. Quantas imagens são servidas no seu site, quantos arquivos TXT, PDF, CSS, XML ou qualquer outro tipo arquivo existem.

    Finalmente, os analisadores do arquivo log vão informar o número total de "entradas" - de todos os arquivos solicitados a partir do servidor web.

     



    Como Solucionar Questões Relacionadas Ao Monitoramento Do Site

    website_monitoring_testing_how_to_monitor_test_troubleshooting.jpg

    O número de hits do servidor facilmente ultrapassa o de visitas várias vezes. Isso pode lhe render algumas surpresas desagradáveis.

    Você pode ver o seu número de visitantes e pensar: "Bem, é um número pequeno" e nos próximos dias, o seu serviço de hospedagem te manda um e-mail informando que a sua banda caiu ou que o seu site está recebendo muitos hits e solicitará que você faça o upgrade para um servidor dedicado.

    A lentidão do servidor pode ser um sintoma corpóreo do número de hits como sendo desproporcional ao de visitas e, nesse caso, algumas ações urgentes são necessárias.

    Não existe uma solução universal em tais casos. Monitorar o seu site pode evitar tais situações e se o problema já está presente, analisar os arquivos de log será a maneira de saber qual é o problema.

    Vamos mencionar três problemas e soluções recorrentes:



    Como Impedir Hotlinking De Imagens

    website_monitoring_testing_how_to_monitor_test_prevent_image_hotlinking.gif

    O hotlinking de imagens é quando alguém usa imagens que residem no seu servidor / conta de hospedagem. Em seguida, o servidor acaba exibindo as imagens tanto em seu site como em todos os outros sites que o linkaram através de hotlinking. Sua capacidade de banda e dinheiro são gastos em outros sites.

    A solução aqui é usar o arquivo .htaccess para proteger seus arquivos contra hotlinking.

    Um código como este aqui irá fazer o truque (lembre-se de mudar o “yoursite.com”):


    RewriteEngine on

    RewriteCond %{HTTP_REFERER} !^$

    RewriteCond %{HTTP_REFERER} !^http(s)?://(www\.)?yoursite.com [NC]

    RewriteRule \.(jpg|jpeg|png|gif|JPG|JPEG|PNG|GIF)$ - [NC,F,L]

     


    Como Usar O Arquivo Robots.txt

    website_monitoring_testing_how_to_monitor_test_robots_txt_file.gif

    Seu site não será visitado apenas por visitantes humanos, mas também por aranhas ou bots.

    O problema é que essas aranhas e robôs vêm não só de Google, Yahoo e outros sites importantes.

    Aqui você pode ter uma (crescendo cada vez mais) lista parcial de todos os bots, aranhas e outros “agentes” que visitam sites. Como você pode ver, o seu número está na casa dos milhares.

    As aranhas e os bots não visarão apenas as suas páginas web, mas qualquer arquivo que você tenha. O problema é que estas aranhas podem ser muito agressivas.

    Já vi casos em que os arquivos de log do servidor mostram claramente as aranhas solicitando 10 páginas diferentes de um servidor web em um segundo. Dado o fato de que cada página tem também CSS e arquivos de imagem, isso pode causar sérios problemas de desempenho do servidor web.

    O arquivo Robots.txt pode ajudar a conter a invasão das aranhas web em suas páginas. Você pode isolar seções de seu site (como imagens ou arquivos CGI-BIN), definir o tempo de atraso de rastreamento, etc

    Aqui você pode encontrar um conjunto de recursos úteis do Google sobre como criar um robots.txt que atenda as suas necessidades .

     


    Não Divulgue Conteúdo Do Feed A Partir Do Seu Próprio Servidor

    website_monitoring_testing_how_to_monitor_test_rss_feed_web_server.jpg

    Os feeds RSS são muito populares hoje. Todas as plataformas grandes de edição, como o Movable Type e WordPress os suportam.

    No entanto, a má notícia é que sempre o número sempre crescente de aranhas RSS automatizadas que visitam o feed.

    Muitos sites coletam notícias e posts do maior número possível de sites e sempre que possível. Não é raro que algumas aranhas RSS visitem o seu site a cada hora. Isto pode ser especialmente doloroso se tiver vários feeds RSS (ter um RSS para cada categoria de seu conteúdo é bastante comum hoje em dia).

    Vamos dizer que você só tem cinco categorias e um arquivo RSS de cada + 1 RSS completo contendo artigos de todas as categorias.

    Isso significa que apenas uma aranha RSS estará fazendo 6 x 24 = 144 visitas diárias em seu servidor. Adicione a ela seus visitantes humanos e aranhas RSS e o número cresce.

    Um blog professional pode começar a ter 3000 ou mais acessos pelo RSS por dia.

    A solução é usar um serviço como o FeedBurner, que é um serviço gratuito do Google. Você só precisa se registrar, digitar a URL (s) do seu feed RSS (s) e, em seguida o seu feed RSS (s) será servido a partir do servidor do FeedBurner. Não é a sua conta de hospedagem.

    Dependendo do número de hits que você receber através do RSS, por um serviço como o FeedBurner pode melhorar significativamente o desempenho do seu servidor web.

     



    Como Ver O Que Os Visitantes Do Seu Site Fazem

    website_monitoring_testing_how_to_monitor_test_see_website_as_visitors.jpg

    A experiência dos visitantes do seu site pode variar dependendo da sua localização geográfica.

    Sites grandes se preocupam muito com a localização, porque um site pode exibir conteúdos diferentes ao usuários em linguagens diferentes, dependendo da sua localização (detectado através de seus endereços IP).

    As questões envolvendo o copyright também são um problema. Alguns conteúdos (como vídeos no YouTube) não estão disponível para visitantes de determinadas partes do mundo.

    No entanto, mesmo os webmasters de sites pequenos podem se interessar pelo site porque os seus anúncios do Google também dependem de qual país vem os visitantes.

    É aí onde entram os dados do Google Analytics. Se você está recebendo um grande número de visitantes de alguns países, deve verificar que tipo de anúncios esses visitantes veem.

    Eles estão vendo os anúncios mesmo? Você está perdendo uma oportunidade de rentabilização nesse lugar?

    Para verificar os anúncios de localizações geográficas específicas, você pode utilizar alguns dos serviços proxy online descritos anteriormente.

    No entanto, se você tiver um site mais avançado e precisa verificá-lo a todo instante, um serviço como GeoEdge pode ajudar.

     



    Monitoramento De Tráfego Em Tempo Real

    website_monitoring_testing_how_to_monitor_test_realtime_traffic.jpg

    Quando um site cresce em popularidade e começa a gerar renda de verdade, começa a ser importante monitorar o seu desempenho em tempo real.

    O Google Analytics não é bom neste caso, uma vez que exibe os dados para o seu site com pelo menos uma horas de atraso.

    Se o seu site teve uma desaceleração e perde 50% de seus visitantes, em questão de horas, você vai descobrir que é tarde demais.

    Um fato simples é que cada web site tem horários de pico quando a maior parte do tráfego e renda são gerados.

    Você não tem o mesmo número de visitantes às 6h e às 8h. Se esta desaceleração acontece em horários críticos (o que é frequentemente o caso porque as aranhas web e os visitantes podem estar em seu número máximo, ao mesmo tempo), você pode perder mais de 50% do rendimento diário em poucas horas.

    E aí que entra o monitoramento de site em tempo real. Suas visitas são monitoradas assim que entram, e se algo acontecer você pode reagir imediatamente.

    Dois serviços que você pode usar para monitorar o seu site em tempo real:

    • Woopra, que oferece uma variedade de planos de preços, do gratuito ao profissional
    • eWebCounter, cujo plano gratuito aceita mais tráfego que o Woopra.

     



    Conclusão

    Neste curto guia sobre monitoramento e testes de sites, tentei abordar questões desde aquelas que dizem respeito a cada proprietário de website, do amador ao profissional e, em seguida, questões que pertencem a web sites com níveis mais elevados de tráfego.

    À medida que a web perpetuamente cresce e muda, a lista de temas que envolvem o monitoramento do seu site continuará se expandindo, mas este pequeno guia ainda deve permanecer muito útil como um elenco de itens a ter em mente quando for responsável por qualquer site na rede.

    Drazen Dobrovodski e Daniele Bazzano -
    Reference: MasterNewMedia [ leia mais ]
     
    Comentários dos leitores    
    blog comments powered by Disqus

     

     


     

    Feed RSS de Notícias Diárias

     

     

    Curated by

    Publisher MasterNewMedia.org - New media explorer - Communication designer

     

     


    Real Time Web Analytics